BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO FAZ 135 ANOS!

 

Há precisamente 135 anos foi fundada a Biblioteca Pública Municipal de Viana do Castelo. A sua fundação, a 16 de fevereiro de 1888, surge na sequência da proposta apresentada em sessão de Câmara pelo Vereador Dr. José Malheiro Reymão, sendo Presidente da Câmara Luís de Andrade e Sousa. Nessa sessão, deliberou-se:
«fundar uma biblioteca municipal, cujas vantagens são desde há muito reconhecidas e reclamadas por todos, solicitando-se do governo de Sua Majestade os volumes que ficaram do extinto convento das Ursulinas e bem assim os dos restantes conventos de religiosas deste distrito que ainda existem, devendo os destes últimos conventos serem entregues a esta Câmara à medida que os mesmos se fossem extinguindo».
Após a sua fundação acordou-se, na sessão de Câmara de 9 de maio do mesmo ano, que na falta de edifício próprio os livros da Biblioteca Municipal seriam depositados na biblioteca do Liceu Nacional de Viana do Castelo a funcionar desde 1855 no Palácio dos Cunhas, à rua da Bandeira. À frente da Biblioteca, sendo o seu primeiro responsável, ficaria o Dr. Luís de Figueiredo da Guerra.


Sem comentários: