Exposição da Obra Gráfica de MARIANA RIO - "sem medo"


Inauguração a 9 de Julho, pelas 11 horas na Biblioteca Municipal




MARIANA RIO | Porto, 1986

É ilustradora, com mais de uma dezena de livros publicados, em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, México e Peru. Ao longo de mais de uma década de prática colaborou com diversos estúdios, empresas, publicações e editoras tais como Adobe, Bas Bleu lllustration, B Eat, Centerfor Design Books, Casa da Música, Circo de Ideias, Edições Eterogémeas, Editorial Milrazones, Festival Play, lllusalon, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Pato Lógico, Mistaker Maker, Mónimo ediciones,  O Beijaflor, Sacoor Brothers, Sexto Piso Editorial,  Silva Designers, Slanted, SoDa Repors,  Studio Dobra,UPTEC e Kalandraka.

É uma curiosa insaciável que adora viajar sem sair do lugar, mas também está sempre pronta para fazer as malas e voar. Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2008. Estudou, ainda, na Academy of Fine Arts de Wroclaw, Polónia. Desde 2018 leciona Ilustração na  ESAD Matosinhos.

O seu trabalho foi reconhecido ao longo dos anos, nomeadamente por três vezes pela Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha (2012, 2018 e 2022), Prémio Aquisição BIG Guimarães (2019 e 2021), Prémio Nacional de Ilustração (2018), AOI World lllustration Awards  (2016), Nami Island International Picture Book lllustration Competition (2015) e o CJ Picture Book Awards (2010). Em 2021 venceu o Baba Kamo lllustration Award, Valência.


Sem comentários: