Vencedores da 12ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

No dia em que se assinala o aniversário do falecimento do escritor António Manuel Couto Viana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo divulga os vencedores da 12ª edição do Prémio Escolar que foi criado para homenagear a personalidade vianense que foi autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo.


O dia 8 de junho, data em que faleceu António Manuel Couto Viana, é o momento escolhido para a comunidade educativa vianense conhecer os vencedores da 12ª edição do Prémio Escolar, numa homenagem à vida e à obra do escritor vianense. Esta homenagem é traduzida num prémio que tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população infantojuvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, Ensaio, Ilustração e Poesia.


Na presente edição, foram apresentados à fase final do concurso 54 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas, e o júri deliberou premiar um total de 13 trabalhos, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.


Na modalidade de CONTO (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: Olavo Martins Gonçalves, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o Conto intitulado “Aventura Negra”; Tiago de Castro Carvalho, 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o Conto intitulado: “A Fábrica dos Afetos”; Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, 3.º Ciclo do Ensino Básico, com o conto “Alma”; Mafalda Reis Sendim Rodrigues, do Ensino Secundário, com o conto “Dali espera-se tudo”.


Na modalidade de POESIA (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: Lourenço Dantas Silva, 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a poesia “Poema de Paz”; Maria Beatriz Gonçalves de Castro, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com “O Azul”; Guilherme Pinto Correia, 3.º Ciclo do Ensino Básico, com a poesia “Sentimento”; e Maria Inês Simões de Oliveira, Ensino Secundário, com “Pressa de correr”.


Na modalidade de ENSAIO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, de acordo com os seguintes níveis de escolaridade: Maria Filipe da Ponte Guedes, Ensino Secundário, com “Ensaio sobre «Memorial do Guerreiro» de Estádio Estacionário de A. M. Couto Viana - «Memorial do Guereiro» - Camões e Pessoa na poética de Couto Viana”.


Na modalidade de ILUSTRAÇÃO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, de acordo com os seguintes níveis de escolaridade: Nataliia Kuvshynova, 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a ilustração a partir do poema “Para cada um seu modo de ver” do livro Versos de Cacaracá; Bruna Martins Lourenço, 2.º Ciclo do Ensino Básico, com uma ilustração a partir do poema "Lenda de Viana” do livro Lendas do Vale do Lima; Helena Feio Garcia, 3.º Ciclo do Ensino Básico, com ilustração a partir da "Lenda da Pieira de Lobos" do livro Lendas do Vale do Lima; e João Festa da Cruz, Ensino Secundário, com a ilustração a partir do livro Meias de seda vermelha e sapatos de verniz com fivelas de prata e outros contos.


O Prémio Escolar António Manuel Couto Viana é um concurso organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho, que prevê duas fases distintas, uma que decorre nas escolas, com a seleção do melhor trabalho, e outra, a concorrer à fase final, na Biblioteca Municipal, onde são apurados, de acordo com o Regulamento, os melhores trabalhos por um júri idóneo.


Com esta iniciativa, que conta com o apoio da Editora OPERA OMNIA, a Câmara Municipal através da sua Biblioteca, procura responder ao apelo do Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas 1994 que defende a biblioteca pública como “porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais”.




Sem comentários: