CONCURSOS / PRÉMIOS - Município de Viana do Castelo (em atualização)

Categoria Literatura

 

Com a morte do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou, em homenagem à sua vida e obra, sob a forma de CONCURSO o Prémio Escolar António Manuel Couto Viana com o objetivo de dar a conhecer a obra literária deste vianense junto dos alunos do ensino básico e secundário da comunidade escolar vianense. Este prémio tem por finalidade estimular o gosto pela leitura, pela escrita, pela reflexão e pela arte como formas de acesso à educação e à cultura. Assim, pretende incentivar e promover novos talentos literários e artísticos, premiando as produções literárias e artísticas da população Infanto-Juvenil nas modalidades de poesia, de conto, de ensaio e de ilustração.

- Prémio Escolar António Manuel Couto Viana (1.ª edição, Ano Lectivo 2010/2011) 

 


- Prémio Literário Luís Miguel da Rocha

  • Vencedor 1.ª edição: 

    Robim de Campanhã – um patife sedutor de Mário Silva Carvalho, editado pela Porto Editora.


Prémio Lucilo Valvez (prémio bienal) O prémio, instituído pelo município, pretende homenagear o ator e dramaturgo Lucilo Valdez e promover o incentivo à criação teatral. Pretende galardoar um autor de nacionalidade portuguesa, na vertente do texto de dramaturgia, e estimular a criação literária, bem como promover o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro e o aparecimento de novos autores.

REGULAMENTO



Categoria Urbanismo

VIANA PRÁXIS – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais, cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo. 

REGULAMENTO

 Prémio Reabilitação de Edifícios

  • Autor do Projeto:  10.000€
  • Proprietário:  Troféu com menção do prémio
  • Promotor:  Diploma oficial 

Prémio Carreira

  • Profissionais nomeados pelo júri:  Diploma oficial

+ Info: Página Câmara Municipal Viana do Castelo - http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/viana-praxis




Categoria Usos e Costumes, Artes e tradições Vianenses e Romaria da Senhora d'Agonia



Prémio Amadeu Costa O prémio foi criado “com o objetivo de perpetuar o espírito, a obra e o amor de Amadeu Costa na preservação e valorização da cultura tradicional de Viana do Castelo”, promovendo ainda a leitura das obras do etnógrafo e aprofundando o conhecimento das tradições e romarias do concelho.

REGULAMENTO

  • Os originais devem ser entregues até 30 de maio de cada ano civil e a deliberação será até 30 de julho do mesmo ano.
  • Os resultados serão divulgados a 23 de outubro, dia em que se assinala o nascimento de Amadeu Costa.
  •  Valor do prémio de 3.000 euros à modalidade “Usos e costumes, artes e tradições vianenses” e outro de 3.000 euros à modalidade “Romaria da Senhora d’Agonia”.


Categoria Juventude


CONCURSO VIANA JOVENS COM TALENTO  tem como objetivo dar asas à imaginação e ao talento jovem.

1.º ed. 2020
2 .ª ed. 2021










Concurso Viana Jovens Empreendedores - Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.


Categoria Natureza/Biodiversidade

Imagem edição 2021





"Desafio BioRegisto - Floresta, Mar e Rio", concurso que tem por objetivo :
  • 1) reforçar a divulgação da plataforma e incrementar sua utilização; 
  • 2) contribuir para a intensificação do contacto entre a população e os cientistas; 
  • 3) adquirir novos dados sobre o estado de conservação das espécies nas 3 principais unidades de paisagem Montanha, Rio e Mar) e 
  • 4) monitorizar espécies já inventariadas, algumas com valor na determinação a qualidade prestada pelos serviços de ecossistemas, nomeadamente ao nível da qualidade do ar ou do alor genético das áreas naturais. 
+ Info: NORMAS DO CONCURSO - (ata n.º 6 de 18 de março de 2021 - Reunião de Câmara)




Cartaz V Edição, 2021














VIANA E O MAR- CONCURSO DE FOTOGRAFIA

"O Concurso de fotografia "Viana e o Mar", promovido pela Câmara Municipal d Viana do Castelo desde 2017, pretende dar a conhecer a riqueza do património marítimo local, reforçando a relação da comunidade com o mar através da divulgação e sensibilização para a importância das atividades do mar na região ao longo dos tempos."

"O concurso "Viana e o Mar" visa promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica do Atlântico, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, atividades turísticas, culturais, desportos náuticos, atividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar. "

  • Objetivos O concurso "Viana e o Mar" - "O concurso "Viana e o Mar" apresenta como objetivos: a) Promover diferentes olhares sobre o património material e imaterial de Viana do Castelo, estimulado o gosto pela fotografia; b) Fomentar a observação, descoberta e divulgação de elementos que contribuam para definir os contornos da identidade patrimonial e cultural da região; c) Divulgar a cultura marítima vianense, costumes e tradições locais associados ao mar. "
  • no ponto 4.5 das normas do concurso (ata n.º 12 de 13 de Maio de 2021 -  Reunião de Câmara) 
"As fotografias deverão ser acompanhadas de um documento de texto com as seguintes informações: 
a) Título da fotografia 
b) Local onde foi obtida 
c) Data de captação 
d) Memória descritiva, onde conste uma breve descrição do local, a motivação para a captação da imagem e a razão da sua apresentação no concurso (25 a 50 palavras). "

Premio pecuniário de 500 Euros.

Sem comentários: