Exposição: Padre Maurício Guerra: Homenagem!















1958-1987
por Álvaro Campelo




Na sequência do 3.º Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular, “Eixpressões 2013” foi sugerido um ciclo de conferências sobre os Autos Populares. A Comissão Organizadora – Núcleo Promotor do Auto da Floripes, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro Cultural do Alto Minho – pensou em homenagear, dentro deste programa, uma personalidade ligada ao teatro popular. Logo surgiu a Pessoa do Padre Maurício Guerra, falecido precocemente, com a idade de 29 anos. A razão deve-se ao facto de ele ter nascido no concelho de Viana do Castelo, e também por ter publicado alguns dos trabalhos mais significativos sobre o teatro popular nesta região.

Dados biográficos

António Maurício da Rocha e Guerra, nasceu a 21 de Abril de 1958, na freguesia de portela de susã, concelho e distrito de Viana do Castelo.
Depois de ter frequentado a Escola Primária da sua freguesia, ingressou nos Seminários de Braga, tendo frequentado os seminários de Santa Margarida, S. Tiago e o de S. Pedro e S. Paulo, também designado Seminário Conciliar. Neste, onde funcionava à época o Instituto Superior de Teologia de Braga, futura faculdade de Teologia da Universidade Católica, completou os estudos de filosofia e de teologia, próprios à formação sacerdotal.
No dia 12 de Julho de 1981 foi ordenando presbítero, na sé de Viana do Castelo, tendo pro Bispo ordenante D. Júlio Tavares Rebimbas. A sua primeira nomeação pastoral ocorreu no dia 19 de Outubro de 1981, para pároco das paróquias de Cunha, de Agualonga (anexa a Cunha) e de Rubiães (também anexa a Cunha, freguesias do concelho de Paredes de Coura. No dia 13 de Julho de 1983 é nomeado Membro do 2.º Concelho Presbiteral da Diocese de Viana do Castelo. Em 3 de Outubro de 1983 passa para Prefeito e Professor do Seminário de S. Teotónio, em Monção, fazendo parte da primeira equipa de responsáveis por este seminário. A última nomeação deu-se em 21 de Julho de 1986. Nesse dia é nomeado Pároco de Rio Frio, freguesia dos Concelho de Arcos de Valdevez. Toma posse a 24 de Agosto. Estava nesta missão pastoral quando sofreu o acidente fatídico que provocaria a sua morte. No dia 22 de Setembro de 1987, quando se deslocava ao santuário de Nossa Senhora de Fátima, pela EN n.º1, acompanhado pela mãe e uma tia muito próxima, a sua viatura foi esmagada entre dois camiões, na sequência de uma manobra de ultrapassagem perigosa, por parte de um deles.

Sacerdote e Investigador



Publicações

Aos nossos dias pouco chegou dos seus manuscritos e cadernos de pesquisa, das recolhas realizadas no terreno.
O facto de ter falecido com a idade de 29 anos e de forma inesperada, não lhe permitiu organizar e orientar as pesquisas do trabalho realizado. Estamos certos, que possam surgir outro material no futuro. Contactamos bibliotecas, arquivos, amigos e condiscípulos, e para além da informação que já dispúnhamos, muita pouca coisa nos foi dada a conhecer!
Começou a publicar desde os tempos de Seminário. Os lugares de publicação foram tanto os jornais locais como as revistas culturais e científicas da região. De algumas publicações iniciais em revistas de menor divulgação fez, mais tarde, desenvolvimentos em Separatas, com Edição de Autor.

























Outras imagens da Exposição:

















Sem comentários: