“Procuram-se VISÕES RARAS de futuro” | PROJETO MIRABOLANTE


 - Participa até 3 de março 2023;

- Ponto de recolha no ALTO MINHO – BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO.
PROJETO MIRABOLANTE - “Procuram-se VISÕES RARAS de futuro” é uma atividade paralela no âmbito da Representação Oficial Portuguesa na 15.º Quadrienal de Praga 2023 e consiste na apropriação de uma máquina de brindes - vending machine -, cenografada no espírito de uma bola de cristal que, ao invés de comida ou brindes, oferece, em jeito de provocação, visões poéticas ou inspirações em formato de bolso para possíveis futuros.
Este projeto divide-se em duas partes:
1. a recolha de mensagens para a bola de cristal, em Portugal, através da colocação de pontos de recolha em bibliotecas selecionadas nas capitais de distrito;
2. a disponibilização destas mensagens, na Quadrienal de Praga, através do dispositivo da bola de cristal.
As mensagens (anónimas ou assinadas) terão de estar em pequenos pedaços de papel (poderão ter a forma de texto, imagem ou desenho), ou ser objetos de pequena dimensão. Para testar se a dimensão da mensagem é certa, terá de caber na abertura da caixa de recolha, que se encontra na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
A Quadrienal de Praga, na Chéquia, é atualmente a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que privilegia a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras. (Mais informações em https://pq.cz/). Em 2023, a representação oficial portuguesa terá direção artística de Ângela Rocha.
Vamos levar até Praga “VISÕES RARAS de futuro” da nossa comunidade!

Sem comentários: