CONVITE para o próximo "À Conversa com …" | 18 de Setembro 2015


 À conversa com... 

o escritor Fernando Dacosta



e o livro "VIAGENS PAGÃS"

  21h30 |sala Couto Viana



BIOGRAFIA DE FERNANDO DACOSTA

Romancista, dramaturgo, conferencista, jornalista, Fernando Dacosta nasceu em Angola, de onde foi, em criança, para o Alto Douro. Fixado em Lisboa, cursa Letras e inicia-se no jornalismo e na literatura. Integrou as redacções de órgãos de comunicação como a Flama, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, O Jornal, Público e Visão.
Tem mais de 25 obras publicadas, entre as quais se destacam a peça Um jipe em segunda mão, sobre a Guerra Colonial (Grande Prémio de Teatro RTP e prémio da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro), o romance O Viúvo (sete edições, Grande Prémio Círculo de Leitores-Ler) e as narrativas Moçambique, todo o sofrimento do mundo (prémios Gazeta e Fernando Pessoa), Máscaras de Salazar (47 edições), Os Retornados mudaram Portugal (Prémio Clube Português de Imprensa) e O Botequim da Liberdade.
Em 1995 foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013, eleito sócio-correspondente da Academia das Ciências, Secção de Letras, de Lisboa.

O LIVRO «VIAGENS PAGÃS»

Deambulando pela mais recôndita ilha dos Açores, cujo cemitério deu as boas-vindas ao marechal Carmona; por África, onde Samora Machel voltou a surpreender com novas frases arrebatadoras; ou pelo Rio de Janeiro, num Carocha com Agustina Bessa-Luís relembrando os últimos dias de Marcello Caetano, entre outras extraordinárias histórias, Fernando Dacosta conduz-nos pelos lugares mais marcantes que visitou. 
Uma prosa cativante, recheada de inúmeros momentos insólitos e divertidos que proporcionam ao leitor um prazer infinito, ao mesmo tempo que revive a História e os feitos dos portugueses, faz de Viagens Pagãs uma obra memorável e confirma o autor como um dos melhores contadores de histórias do nosso tempo. 


Sem comentários: