NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JORGE AMADO (1912-2012)



Jorge Amado dá nome a uma Ala da Biblioteca Municipal


Considerando a ligação de Jorge Amado a Viana Castelo e comemorando-se em 10 de Agosto de 2012 o centenário do seu nascimento, a Câmara Municipal deliberou em reunião do Executivo, atribuir o nome “ Ala Jorge Amado” ao espaço do piso 1 da Biblioteca Municipal onde vai estar patente a exposição comemorativa do centenário do seu nascimento, como forma de perpetuar a memória da ligação afectiva de Jorge Amado à nossa cidade, que visitou inúmeras vezes, tendo participado nas nossas festas.
Também, as festas d`Agonia de 2012 associam-se às comemorações do Centenário do seu nascimento e no Cortejo Histórico/ Etnográfico, que se realiza no dia 18 de Agosto subordinado ao tema “ o Naipe Doceiro das Gulodices Vianenses – conventual, tradicional, da romaria - A Arte da Canelografia”,será feita uma homenagem ao grande escritor brasileiro Jorge Amado amigo e visitante de Viana do Castelo.
Jorge Amado está muito ligado a Viana do Castelo, aos seus costumes e suas gentes tendo-nos visitado inúmeras vezes, acompanhado da Esposa, Zélia Gattai, que chegou a ser Presidente da Comissão de Honra das Festas da Sra. d´Agonia. Este grande escritor manteve laços afectivos com Viana do Castelo onde tinha muitos amigos, alguns deles como Manuel Natário e Nuno Lima de Carvalho, imortalizados na sua obra “Tocaia Grande” como “Capitão Natário da Fonseca” e “Frei Nuno”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, integra no programa das Festas da Sra. d ´Agonia, uma Exposição Comemorativa do 100º Aniversário do Nascimento de Jorge Amado, na Biblioteca Municipal, e que contará na abertura, no dia 18 de Agosto com a presença do Embaixador do Brasil, Mario Vilalva, Presidente da Comissão de Honra da Sra d´Agonia.


Fonte: http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt

Sem comentários: